Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 07: As Línguas Estranhas
como Evidência do Batismo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: As
Línguas Estranhas como Evidência do Batismo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias
línguas.
01 versículo bíblico em várias
línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia online.
Português: Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his
only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have
eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera
amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en
él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou
ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário