Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e
Caráter Santo nas Cartas Pastorais
Lição 08: O respeito às pessoas e o
cuidado com as viúvas
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: O
respeito às pessoas e o cuidado com as viúvas. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para contextualizar o tema do relacionamento com os idosos, utilizem a dinâmica “Terceira
Idade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Terceira Idade
Objetivo:
Refletir sobre a condição da pessoa idosa e o relacionamento do
adolescente com o idoso.
Cópia do texto “A Tigela de Madeira”(veja no procedimento)
01 folha de papel ofício e caneta para cada grupo
Procedimento:
1 - Leiam o texto “A Tigela de Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi morar com seu filho, nora e o netinho de 4 anos de
idade. As mãos do senhor eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos
vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do senhor o atrapalharam na
hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, o leite era derramado na toalha da mesa. O filho e
a nora irritavam-se com a bagunça.
– Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai, disse o filho.
- Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a
boca aberta e comida pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha.
Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à
mesa com satisfação.
Desde que o senhor quebrara um ou dois pratos, sua comida era servida
numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes com
lágrimas nos olhos, mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram
admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair no chão.O
menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do
jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços
de madeira.
Ele perguntou delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem quando eu
crescer.
O garoto sorriu e voltou a fazer o trabalho. Aquelas palavras tiveram
grande impacto nos pais e eles ficaram chocados, pensativos, refletiram suas
atitudes.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser
feito. Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à
mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições
com a família. E por alguma razão o marido e a mulher não se importavam mais
com um garfo e com a colher quando caiam ou quando o leite era derramado ou a
toalha da mesa sujava.
Autoria do texto desconhecida.
2 – Após a leitura, reflitam com os alunos sobre a convivência desse
idoso com seu filho, nora e neto.
Que pontos chamou mais sua atenção?
Falem: Lemos uma situação que pode ter acontecido ou não, mas que nos
traz grandes ensinamentos.
3 - Falem: Mas, há situações reais que vocês devem ser presenciado.
Então, dividam a turma em 02 grupos e peçam que eles anotem fatos que conhecem,
tanto positivos e negativos com relação ao tratamento do idoso por outras
pessoas, em vários lugares, como ônibus, fila de banco, no volante de um carro
etc.
Estipulem um tempo de 5 minutos para esta atividade.
4 - Depois, os grupos devem apresentar e refletir sobre estas ações.
5 - Para concluir, contextualizem o tema, refletindo sobre a convivência
do jovem com os idosos, enfatizem a necessidade de atitudes promotoras de
respeito e paciência, pois os jovens são ágeis, rápidos e os idosos estão em
situação de desvantagem, neste aspecto, mas há muito que aprender com eles.
6 – Que tal agora, mudarmos a história que foi lida! Como ficaria a
história?
Deixem os alunos falarem e observem o posicionamento deles diante da situação
contada na história.
Por Sulamita Macedo.
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