Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
Lição 06: Qualidades pessoais e
essenciais para os diáconos
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Qualidades
pessoais e essenciais para os diáconos. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Diácono: Qualificação e função
Objetivo: Ilustrar o estudo
sobre o serviço diaconal, apresentando as qualificações e funções.
Qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, digitadas separadamente.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitem as qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13,
separadamente.
No dia da aula:
Antes que os alunos cheguem, fixem cada qualificação debaixo das cadeiras
da sala, utilizando fita adesiva.
No momento da aula:
-
Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
-
Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades
que os diáconos realizam.
Se
preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre
a função que exerce na Igreja.
- Falem:
Vimos quais as funções que os diáconos exercem. Mas, as qualificações deles
para executarem suas tarefas, quais são?
Estas
qualificações foram colocadas debaixo das cadeiras de vocês. Que tal
procurá-las?
Esperem
que os alunos achem e depois solicitem que eles leiam cada uma.
- Depois,
falem que são importantes estas qualificações para exercer a função diaconal e
que precisa de cuidado e esforço para cumpri-las, semelhante ao que vocês se
esforçaram para encontrar cada uma delas fixadas nas cadeiras.
Por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário