Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 08: Vamos aprender com a 2ª Carta de Pedro
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos aprender com a 2ª
Carta de Pedro, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema da volta de Jesus, apliquem a dinâmica “Arrumando
a Mala”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Escolham dois alunos e
falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma
hora.
- Digam: Vocês têm 01 minuto
para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles
escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Várias situações podem
acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02
alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo,
os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem
arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja
o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a
Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o
arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se
prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a
preparação.
Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03:
Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido
avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que
todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O
estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário