Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 09: Vamos conhecer a 1ª Carta de João
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos
conhecer a 1ª Carta de João, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem
a dinâmica “O Filho de Deus”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Filho de Deus
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre a
divindade e humanidade de Jesus.
Saber qual o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Desenvolver rapidez de
raciocínio e ação.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
02 mesas para apoio
Observação: Caso não haja
condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use
folhas de papel ofício e caneta.
Procedimento:
Antes da aula
Escrevam na parte superior da
cartolina:
Na cartolina 01: A divindade
de Jesus
Na cartolina 02: A humanidade
de Jesus
Durante a aula:
- No início da aula, dividam
os alunos em grupo.
- Entreguem para cada grupo
uma cartolina e um pincel atômico.
Cada grupo recebe uma pergunta
diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
- Dado um sinal pelo
professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o
tempo de 1 minuto.
- Após 1 minuto, o professor
dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve
acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Os
participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações
diferentes daquelas já escritas pelos colegas.
Observação: Os alunos vão
reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupem, pois a intenção da dinâmica
é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo
reduzido.
- Quando os grupos já tiverem
respondido sobre a divindade e a humanidade de Jesus, apresentem o que os
alunos escreveram.
- Reservem as cartolinas.
- Depois do estudo da lição,
mais ainda dentro do tempo da aula, peguem as cartolinas do início da aula e
peçam para que os alunos agora acrescentem outras informações.
- Em seguida, leiam as ideias
dos alunos, observando se há necessidade de outras informações ou correções.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário