RSS

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã

Lição 07: O amor é doador

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O amor é doador, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Dízimo”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Dízimo

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o dízimo.

Material:

03 cartolinas

03 pincéis atômicos

Procedimento:

Antes da aula:

- Dividam as 03 cartolinas em várias partes, como se fosse uma tabela, utilizando um pincel atômico.

Durante a aula:

- Apresentem uma cartolina para a turma.

- Falem: Vocês estão vendo que esta cartolina está dividida em várias partes. Vamos supor que isto represente hipoteticamente tudo que você ganha, isto é, seu salário.

- Dividam a turma em 03 grupos e solicitem que preencham cada parte da tabela com aquilo que se gasta com o dinheiro recebido mensalmente.

Depois, forneçam as seguintes orientações, para cada grupo, sem que os demais saibam:

Para o grupo 01: peçam para que coloquem a palavra dízimo no 1º quadrado.

Para o grupo 02: peçam para que coloquem a palavra dízimo no último quadrado.

Para o grupo 03: peçam para que não coloquem a palavra dízimo.

- Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para a atividade.

- Em seguida, peçam para que cada grupo apresente, de forma objetiva, a tabela preenchida.

- Depois, analisem com os alunos os 03 tipos de comportamento do cristão com seu salário, os gastos e o dízimo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: