Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã
Lição 07: O amor é doador
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor é doador, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Dízimo”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dízimo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dízimo.
Material:
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
Antes da aula:
- Dividam as 03 cartolinas em
várias partes, como se fosse uma tabela, utilizando um pincel atômico.
Durante a aula:
- Apresentem uma cartolina
para a turma.
- Falem: Vocês estão vendo que
esta cartolina está dividida em várias partes. Vamos supor que isto represente hipoteticamente
tudo que você ganha, isto é, seu salário.
- Dividam a turma em 03 grupos
e solicitem que preencham cada parte da tabela com aquilo que se gasta com o
dinheiro recebido mensalmente.
Depois, forneçam as seguintes
orientações, para cada grupo, sem que os demais saibam:
Para o grupo 01: peçam para
que coloquem a palavra dízimo no 1º quadrado.
Para o grupo 02: peçam para
que coloquem a palavra dízimo no último quadrado.
Para o grupo 03: peçam para
que não coloquem a palavra dízimo.
- Estipulem um tempo de no
máximo 10 minutos para a atividade.
- Em seguida, peçam para que
cada grupo apresente, de forma objetiva, a tabela preenchida.
- Depois, analisem com os
alunos os 03 tipos de comportamento do cristão com seu salário, os gastos e o
dízimo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário