Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 08: Praticando a GratidãoProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Praticando
a Gratidão, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Desenrole
que Aparece!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que
Aparece!
Objetivos:
Oportunizar momentos de
socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer que Deus continua
operando milagres.
01 rolo de papel toalha
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Falem: O rolo de papel toalha
vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar,
lembrando que outras pessoas também precisaram dele. Enfatizem que o papel não servirá para uso de
higiene.
- Solicitem que cada aluno
conte quantas partes picotadas ele tem.
- Agora, orientem para ele
escrever, de forma objetiva, uma bênção já recebida em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção
04 partes do papel: 04 bênçãos
- Estipulem no máximo 10
minutos para isto.
Observação: A ideia do uso do
rolo de papel toalha não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos,
mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo
a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
- Depois, cantem ou falem,
conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas
procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo
vão,
Conta as muitas bênçãos,
dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus
já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as
quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus
já fez!”
- Depois, escolham um aluno
que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que
socializem com o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para que
não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem
que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas
são , Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia da utilização do rolo de
papel toalha para outros tipos de dinâmica: desconhecida
Esta versão da dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário