Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo
a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 08: Fé para crer que Deus não criou o mal
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer que Deus não criou o mal. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A escolha entre o bem e o mal
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o pecado e o aparecimento do mal através da queda.
Material:
02
alunos(01 aluno e uma aluna)
Frutas
variadas
01
cartolina preta
-
Peçam para que um aluno e uma aluna se posicionem diante da turma e falem que o
casal representará Adão e Eva.
-
Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.
-
Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E
tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o
guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
-
Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam
ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham
01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do
mal.
-
Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste
momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
-
Falem: Qual foi o pecado?
Certamente
vão falar que foi a desobediência.
-
Entreguem a metade da cartolina preta para o aluno e a outra parte para a aluna
e falem que representa o pecado.
-
Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram”(Romanos 5:12).
-
Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os
alunos, simbolizando que todos pecaram.
-
Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado, o aparecimento do mal e a
morte.
“Porque
o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por
Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário