Juvenis Currículo 2022/2023 - Espírito Santo: Deus presente em nós
Lição 10: Conservando o poder
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Conservando o poder. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “Vida Transformada”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivos:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que
recebe a salvação.
Enfatizar a importância da renovação espiritual para manter a
vida transformada, moldada e cheia do Espírito Santo.
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida
da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e
outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho
para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que
após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em
pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem
goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para
uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e
leiam.
Milho de Pipoca
Milho de pipoca que não
passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa
pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de
uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é
melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida
nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora:
perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o
fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do
remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a
possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca,
dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora:
vai morrer.
Dentro da sua casca
dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não
pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não
imagina aquilo do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio,
pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como
outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o
piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas
pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o
medo são a casa dura do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida
inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar
alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem Alves.
- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a
salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem
representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação e que
precisa manter o poder do Espírito santo, através da renovação espiritual
constante em seu viver diário, apresentando frutos dignos de arrependimento.
- Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele
enfatiza as novas atitudes e pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que
é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o
que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”
(Fp 4:8).
Por Sulamita Macedo.
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