Discipulando
– 4º. Ciclo: Portando uma nova
identidade
Lição 08: Sem hipocrisia, mas com verdade
Professoras e professores, observem estas
orientações:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Sem hipocrisia, mas com verdade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
- Para ilustrar o tema,
apliquem a dinâmica “
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Sem máscara da
hipocrisia
Objetivo:
Refletir sobre a importância das ações verdadeiras sem a máscara da hipocrisia.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o
homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35.
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo
mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um
levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de
viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as
feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o
para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia,
tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o
que de mais gastares eu to pagarei quando voltar”
- Enquanto o narrador estiver
lendo a parábola, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no
texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e
solidariedade.
- Perguntem: Através deste
exemplo, como poderia ser uma ação de bondade com hipocrisia e sem hipocrisia?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
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