Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 09: Fé para crer na salvação eterna
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Fé
para crer na salvação eterna. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Eternidade?
Objetivo:
Introduzir o
estudo sobre a vida eterna, que pode ser com Deus ou
longe dele(perdição eterna).
Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel
com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel
com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
-
Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão
estar fechados.
Dentro
da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade
Perdição Eterna.
- Os
alunos devem escolher um dos envelopes.
-
Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome vida
eterna e outro perdição eterna.
- Em
seguida, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo
aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
-
Falem: Jesus morreu por todas as pessoas; quem o aceita e vive de acordo com a
Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna com Ele. Mas, aqueles que não o
aceitam e vivem em conformidade com o mundo terão a vida eterna longe de Deus.
-
Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele,
aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por
aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha
acertada!
-
Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02
envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou
rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a
eternidade.
-
Para concluir, leiam:
“Então
dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí
por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt
25:34).
“Então
dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário