Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 10: Fé para crer que milagres acontecem
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Fé
para crer que milagres acontecem. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Levanta-te
e conta!”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Levanta-te e conta!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o tema milagre.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
- Os
alunos devem estar sentados e organizados em círculo, se possível.
-
Lancem a seguinte pergunta: O que é milagre?
Estimulem
os alunos para que falem sobre o que entendem sobre isto.
- Depois, perguntem: Quais de vocês já receberam um milagre?
Para
realizar o relato o aluno deve se levantar e contar de forma objetiva qual era
o problema e como foi o milagre.
Antes
do aluno se levantar, os demais alunos devem falar: Levanta-te e conta!
Esta
ação se reporta ao que falou Jesus para o paralítico quando foi curado : “Levanta-te...
e anda!”(Jo 5.8), aqui contextualizada para “Levante-te e conta”.
Para
os alunos que não receberam ainda um milagre, orientem para que falem sobre um
milagre que eles conhecem que aconteceu com alguém.
-
Agora, falem: Vamos pensar agora, para que serve o milagre.
Aguardem
as respostas dos alunos.
-
Para concluir, falem: É sobre este tema o assunto da lição. Vamos nos
aprofundar o estudo, agora?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário