RSS

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida

Lição 10: Fé para crer que milagres acontecem

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer que milagres acontecem. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  Levanta-te e conta!”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Levanta-te e conta!  

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o tema milagre.

Material:

Não é necessário

Procedimento:

- Os alunos devem estar sentados e organizados em círculo, se possível.

- Lancem a seguinte pergunta: O que é milagre?

Estimulem os alunos para que falem sobre o que entendem sobre isto.

- Depois, perguntem: Quais de vocês já receberam um milagre?

Para realizar o relato o aluno deve se levantar e contar de forma objetiva qual era o problema e como foi o milagre.

Antes do aluno se levantar, os demais alunos devem falar: Levanta-te e conta!

Esta ação se reporta ao que falou Jesus para o paralítico quando foi curado : “Levanta-te... e anda!”(Jo 5.8), aqui contextualizada para “Levante-te e conta”.

Para os alunos que não receberam ainda um milagre, orientem para que falem sobre um milagre que eles conhecem que aconteceu com alguém.

- Agora, falem: Vamos pensar agora, para que serve o milagre.

Aguardem as respostas dos alunos.

- Para concluir, falem: É sobre este tema o assunto da lição. Vamos nos aprofundar o estudo, agora?

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: