Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 10: Lidando Com a Raiva
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Lidando
Com a Raiva, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “Domínio
Próprio”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Domínio Próprio
Objetivo:
Refletir sobre domínio próprio.
Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa
Procedimento:
- Leiam ou contem a história
do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
Havia
um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e
lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na
cerca dos fundos da casa.
No
primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o
número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu
gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto
não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele
contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia,
para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto
pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou
o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você
fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma.
Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode
esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes
você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma
ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar
contra alguém.
Autoria do texto
desconhecida.
- Depois da leitura, utilizem
o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do
pai.
- Em seguida, organizem os
alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias situações sobre domínio
próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem que a caixa vai passar
de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar
de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, para concluir,
enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que isto deve ser um
exercício constante.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário