Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 07: Praticando a Paciência
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Praticando
a Paciência, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Perdendo
a Cabeça”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perdendo a Cabeça?
Objetivo:
Refletir sobre o exercício da paciência.
Material:
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes
- Distribuam uma 01 bexiga
vazia para cada aluno.
- Em seguida, mostrem uma
bexiga cheia de ar e falem sobre a falta de paciência, que muitas pessoas
apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga
com um palito).
- Depois, orientem para que
cada pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida
e à medida que falarem eles devem encher a bexiga.
- Depois que todos falarem,
perguntem: O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a
importância da paciência diante de situações que podem provocar irritação.
- Peçam para que os alunos
deem um nó na bexiga e escrevam sobre ela a palavra paciência, representando o
exercício da paciência para não explodir de raiva etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário