Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã
Lição 09: O amor pela família
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor pela família, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Regra
não é brincadeira!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é
brincadeira!
Objetivos:
Enfatizar a necessidade e
obediência as regras de um modo geral como também no âmbito familiar.
Reafirmar que a disciplina dos
pais com relação aos filhos é um ato de amor, de cuidado.
Material:
Papel e lápis
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Orientem cada grupo para
pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e
explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no
máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo
deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e se possível fazer
uma demonstração.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das
regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria
mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira?
Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas
brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há
necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será
estudado sobre os limites e regras no relacionamento familiar, ou melhor, entre
pais e filhos, como um ato de amor.
- Depois, leiam Pv 29.15: “É
bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas,
ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha”. (NTLH).
Por Sulamita Macedo.
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