RSS

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de Lucas, o médico amado
Lição 02: O Nascimento de Jesus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Nascimento de Jesus.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica "O que tenho para oferecer?"
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: O que tenho para oferecer?
Objetivo: Refletir sobre a importância do nascimento de Jesus, aceitá-LO como salvador e o que podemos oferecer para ele.
Material:
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou oi pincel atômico
01 aliança ou anel
01 vidro de perfume
01 frasco de mirra(vocês encontram nas livrarias evangélicas, é usado para unção)
01 baú ou uma caixa
Observação: colocar o anel, o perfume e a mirra dentro do baú
Procedimento:
- Falem: Os magos saíram do Oriente para Jerusalém para ver o recém nascido  Jesus, com a  intenção de adorá-Lo, conforme lemos em Mt. 2. 2:
“Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”.
- Escrevam no quadro a palavra ADORAÇÃO.
- Falem: A estrela que os guiava parou onde estava Jesus e eles tiveram uma grande alegria. Leiam: Mt 2. 9 e 10:
“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria”
- Escrevam no quadro a palavra ALEGRIA.
- Falem: Os magos se prostraram diante de Jesus e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Leiam Mt 2.11:
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”
- Escrevam no quadro: PROSTRAR, OURO, INCENSO E MIRRA.
- Apontem para as palavras do quadro e falem: Estas foram as atitudes e os presentes dos magos.
- Depois, abram o pequeno baú e apresentem:
Ouro, mostrando uma aliança ou anel de ouro.
Incenso, mostrem um perfume de excelente fragrância
Mirra, mostrem um frasco de mirra
- Perguntem: Estes foram os tesouros oferecidos pelos magos para Jesus. E o que você tem para oferecer a Jesus?
Aguardem as respostas. Certamente, eles vão dizer que é aceitá-LO como salvador.
- Falem: Com certeza, Jesus já nasceu no coração de vocês. Mas, precisamos observar o exemplo dos magos, através da alegria, adoração, prostração e entrega de algo precioso. Sendo assim, devemos:
Aceitar e servir a Jesus alegremente.
Oferecer o que é mais precioso em sua vida.
Ter atitude de adorador.
Prostrar-se diante de sua soberania.

Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Sulamita disse...

Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.

Sulamita disse...


Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?

Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.