Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto
da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 02: A Terra de Jesus Hoje
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Terra de Jesus hoje.
- Em seguida, mostrem um mapa de Israel atual e falem sobre a situação desta terra.
- Depois, trabalhem os demais pontos abordados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, apliquem a dinâmica "Terra de Conflito".
- Apresentem o título da lição: A Terra de Jesus hoje.
- Em seguida, mostrem um mapa de Israel atual e falem sobre a situação desta terra.
- Depois, trabalhem os demais pontos abordados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, apliquem a dinâmica "Terra de Conflito".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Terra de Conflito
Objetivo: Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
Material:
01
coração feito de cartolina para cada aluno
01
caixa de palitos de fósforos
01
bandeja
Procedimento:
-
Estudamos que a terra onde Jesus nasceu, há algum tempo, está em conflito.
-
Falem: Tomando como base esta afirmação e contextualizando esta situação para
nossas vidas, respondam a esta pergunta:
E
o seu coração é uma terra que está em conflito?
-
Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.
-
Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções,
dos sentimentos etc.
-
Depois, falem: Observem as seguintes orientações:
Se
o seu coração:
Estiver
tranquilo, não faça nada com ele.
Estiver
sofrendo pressão, amasse-o.
Estiver
dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda
sem rasgar.
Se
estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime
uma parte do coração.
-
Em seguida, recolham os corações e reflitam sobre as situações que os alunos
estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de
conflito.
-
Para concluir, leiam:
“Sobre
tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as
fontes da vida”(Provérbios 4:23).
“Lançai
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
“Entrega
o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”(Salmos 37:5).
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
Postar um comentário