Juvenis -
Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 05: Aborto, a morte de inocentes
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Aborto, a morte de inocentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Vida por um fio”.
-
Depois, apresentem o conteúdo da lição, acrescentando o que diz o Código Penal
e a Constituição Brasileira e os projetos de lei a favor do aborto que estão no
Congresso Nacional.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Vida por um fio
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01
novela de linha ou cordão
Procedimento:
-
Organizem a turma em círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do
círculo.
-
Depois, apresentem as seguintes orientações:
Com
este novelo de linha ou cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde
cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O
primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois,
ele passa o novelo de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no
dedo indicador da mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e
continua com o mesmo procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados
com o cordão.
Deve
haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
-
Depois, falem: Este cordão representa o fio da vida.
-
Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de alguns
alunos. Para tanto, corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
-
Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma
mulher grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente,
provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Parabéns, Sulamita sempre acompanho seu blog, e acho as dinâmicas super animada e especial a cada faixa etária. Deus continue lhe abençoando sempre.
Marcia, muito obrigada pela visita constante ao blog e pelo reconhecimento deste trabalho com sugestões específicas para cada revista. Volte sempre!
Postar um comentário