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segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

02 Dinâmicas sobre Davi

Dinâmica: Vencendo o Gigante

Objetivo: Refletir sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e aflições.

Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.

- Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um gigante e ele(o aluno) respectivamente.

- Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento etc.

- Leiam: I Sm 17. 23,24,37,40,41,42,48,49.

“E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente”(1 Samuel 17:23,24).

“Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”(1 Samuel 17:37).

“E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto”(1 Samuel 17:40-42).

“E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra”(1 Samuel 17:48,49).                                                 

- Solicitem que desenhe 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que ele dever ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade).

Por exemplo: paz, confiança em Deus, oração, jejum, conselho etc.

- Para concluir, leiam:  

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Salmo 34:19).

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(João 16:33).

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: O Chamado    

Objetivo: Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.

Material:

Papel contendo ação para o aluno realizar(ver no procedimento).

Procedimento:

- Organizem os alunos em semicírculo.

- Falem: Estudamos sobre o chamado de Davi e sua missão dada por Deus para ser rei do povo de Israel. Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.

- Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:

Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo

Permanecer no seu lugar

Sentar-se

- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel que recebeu.

- Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode representar?

Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo representa que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.

Permanecer no seu lugar representa que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.

Sentar-se representa alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada.

- Falem: Na igreja há trabalho para todos.  Participem das reuniões específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas para sua faixa etária.

Por Sulamita Macedo.

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