Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 11: Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Avivamento e o Despertamento para a Obra
Missionária.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Falem sobre Missões Nacionais e Transculturais. Enfatizem que podemos colaborar
com a obra missionária de diversas formas: orando, contribuindo, participando
das atividades evangelísticas e mantendo contato com os missionários.
-
Falem da importância que há em se manter contato com os missionários e
incentivem os alunos a enviar email para eles. Para tanto, apresentem uma lista
nominal dos missionários, país onde estão trabalhando, se tem filhos na idade
deles (os alunos). Decidam conjuntamente quem vai manter contato com o
missionário ou será um email em nome da classe. É interessante que esta
comunicação seja frequente e que ao receber resposta de email, ler para a
classe.
-
Também organizem uma oferta para a obra missionária: marquem para o próximo
domingo a entrega da oferta. Coloquem em um envelope, entreguem ao departamento
de evangelismo da igreja, acompanhados de pelos dois alunos da classe.
-
Para trabalhar as formas de evangelização, distribuam 02 folhetos
evangelísticos para os alunos, para que entreguem ao sair da igreja até chegar
em casa. Apresentem as ações evangelísticas realizadas pelos jovens da igreja,
incentivem os alunos a participar, indicando dia, hora e local da atividade.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Anunciando".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Anunciando
Objetivo: Refletir sobre a evangelização e o que estamos
fazendo para anunciar o plano de Salvação.
Chocolate
para uma parte da turma.
Procedimento:
-
Dividam a turma em 03 grupos.
-
Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo
1: Vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão
comê-lo imediatamente.
Grupo
2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não deverão
aceitá-lo.
Grupo
3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas
deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
-
Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
-
Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
-
Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03
situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O
chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação
01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém
evangelizou.
Situação
02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação
03: São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda
não foram alcançadas.
- Para
finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos
fazendo para anunciar o evangelho.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário