Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 12: Quando Deus se revela ao homem
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Quando
Deus se revela ao homem.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, leiam apliquem
a dinâmica “O Convite de Deus”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Convite de Deus
Objetivos:
Contextualizar o convite divino a Jó, com a vida dos alunos.
Promover conhecimento sobre
Deus.
Fortalecer relações
interpessoais.
Material:
- ¼ da folha de papel ofício
para cada aluno e caneta.
- 01 pequeno vídeo sobre:
O olho humano
Polinização das flores
Organização das formigas ou
abelhas
Sistema de rotação e
translação da Terra
Ondas do mar
Observação: Vejam a
possibilidade de quantos você pode exibir.
Procedimento:
- Distribuam um pedaço da
folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para
que escrevam duas características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou
dificuldade e qual a razão. Por outro lado, também perguntem para os que
tiveram facilidade para responder falar.
Espera-se que nesse
questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém
quando conhecemos e/ou convivemos com esta pessoa.
- Falem: Jó tinha pouco
conhecimento de Deus. Por isso, Deus, que é justo e misericordioso, para
responder as indagações dele, faz um convite a Jó para que contemplasse a
natureza conforme o texto bíblico 38. 1 a 4, 39. 1 a 6, 40. 15 a 18, 24, 41. 1
a 3.
Com as indagações divinas, os
exemplos mencionados da criação revelam que Deus é grande, poderoso, criador,
tem o domínio sobre a natureza e a vida, que se relaciona com os seres humanos,
revelando-se através da natureza.
Esta contemplação da mecânica
celeste e de toda a criação tinha o objetivo de fazer Jó entender e crer que
Deus é quem tem o poder de controlar, tornando o sistema harmônico.
Jó não sabia explicar as
perguntas feitas por Deus, demonstrando que sua sabedoria estava muito aquém da
divina e, dessa forma, como poderia questionar Deus de igual para igual?
- Agora, falem para os alunos
que eles precisam conhecer melhor quem é Deus. Que tal aceitar o convite que
Deus fez a Jó?
Podemos conhecê-lo por suas
características e/ou contemplando a natureza.
- Perguntem para os alunos
qual ato criador divino quanto a criação que eles mais admiram.
Deixem que eles falem.
- Depois, indaguem:
Polinização das flores como
funciona?
Já estudaram sobre o olho
humano? Seu complexo funcionamento?
A organização das formigas e
abelhas? Quem deu inteligência para esta organização
As ondas do mar?
Sistema de rotação e
translação?
- Agora, exibam um pequeno
vídeo sobre um ou mais temas citados no item anterior.
Caso não haja condição de
exibir o vídeo, peçam para que os alunos pesquisem no Google ou You Tube.
- Para concluir, leiam:
“Os céus proclamam a glória de
Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”(Salmos 19:1).
Por Sulamita Macedo.
Para conclusão do trimestre,
a aplicação da dinâmica abaixo descrita.
Dinâmica: Jó x 04 amigos
Objetivo:
Concluir o estudo sobre Jó,
através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a
sua situação de sofrimento.
Contra argumentar as ideias
destes amigos.
Material:
Digitar separadamente as
ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam,
acusando Jó(veja no procedimento).
Nomes digitados de Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.
Recursos humanos:
04 alunos para representar
Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Procedimento:
- Falem: Estudamos o que
causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.
- Ele recebeu visita de 04
amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Neste momento, chamem 04
alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.
- Falem: Aqui temos Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú.
- Perguntem:
Está faltando algum
personagem?
Certamente, os alunos vão
falar que é Jó.
- Então, falem que cada aluno
representará Jó. Como assim?
Claro que nem de longe nossa
situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições,
as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.
- Em seguida, peçam aos alunos
que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está
escrito no papel que receberam.
Um de cada vez apresentará
suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.
Todos os alunos “Jó” devem
contra-argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com
referências bíblicas.
Para concluir, leiam Tg 5.11:
“Eis que temos por
bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes
o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.
Por Sulamita Macedo.
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