Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 13: Barnabé: Quando a Graça de Deus Faz a Diferença
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Barnabé:
Quando a Graça de Deus Faz a Diferença.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Barnabé, fazendo a diferença
Objetivo: Concluir o estudo sobre Barnabé através de suas
características.
01
folha de papel ofício com 02 perguntas para cada grupo(ver no procedimento)
01
quadro branco
01
marcador de quadro branco
Bíblia
Procedimento:
-
Falem: Estudamos sobre o personagem bíblico Barnabé. No decorrer deste estudo,
foram apresentadas várias características dele.
Quais
foram estas características?
Aguardem
as respostas. Se necessário, acrescente outras.
Generoso,
acolhedor, misericordioso, incentivador, obediente a Deus, cheio do Espírito
Santo, cheio de fé, dedicado a obra do Senhor.
“Porque
era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao
Senhor”(Atos 11:24).
Escrevam
no quadro as características citadas.
-
Depois, dividam a turma em grupos pequenos. A quantidade de grupos vai depender
do número de características.
- Entreguem
para cada grupo um papel contendo as seguintes perguntas:
Qual
a diferença que Barnabé fez com 02 destas características citadas nas situações
estudadas?
Qual
a diferença que eles(os alunos do grupo) estão fazendo com estas 02 características
nas diversas situações, por exemplo: família, amizades, igreja, escola,
universidade, vizinhos, pessoas carentes etc.
Os alunos
escolhem as características.
Os grupos
devem ter características diferentes.
-
Estipulem um tempo curto para os grupos organizarem as ideias. Depois devem apresentar
para a turma de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.
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