Discipulando – 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição 01: A necessidade humana: O problema do pecado
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Necessidade humana: o problema do pecado.
-
Introduzam o tema da aula, utilizando a dinâmica “O Salário do Pecado”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir
sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.
02
alunos(01 aluno e uma aluna)
Frutas
variadas
01
cartolina preta
Procedimento:
-
Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o
casal representará Adão e Eva.
-
Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.
-
Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E
tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o
guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
-
Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam
ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham
01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do
mal.
-
Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste
momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
-
Falem: Qual foi o pecado?
Certamente
vão falar que foi a desobediência.
-
Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a
menina e falem que representa o pecado.
-
Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram”(Romanos 5:12).
-
Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os
alunos, simbolizando que todos pecaram.
-
Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado e a morte.
“Porque
o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por
Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Vamos
agora estudar sobre a morte como consequência do pecado e a vida após a morte.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário