Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 11: A Teologia de Eliú: O Sofrimento É
uma Correção Divina?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Teologia de Eliú: O Sofrimento É uma Correção Divina?
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“No Deserto”, que tem como objetivo Refletir sobre as dificuldades
que enfrentamos no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é amoroso, soberano
e provedor.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: No Deserto
Objetivo:
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a
confiança de que Deus é amoroso, soberano e provedor.
01 saco ou 01 caixa, que caiba
os objetos abaixo relacionados:
Uma bússola, uma vela, fósforo
ou lanterna
Uma Bíblia
Uma borracha
Um sachê de chá de camomila ou
erva-doce
Um clip
Uma liga(elástico)
Um bandaid
Uma bala
Uma peça de um quebra-cabeça
Uma cópia da oração do Pai
Nosso
Um relógio
Procedimento:
- Falem: Há momentos na vida
que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação
que pode ser material e/ou espiritual.
- Perguntem: O que pode causar
a nossa permanência temporária no deserto da vida?
Observem as respostas dos
alunos.
- Falem: Precisamos de alguns
objetos e realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja
amenizada e/ou garantida.
- Agora, falem: Aqui está um
kit de sobrevivência para quem está nesta situação.
Então, comecem a retirar, do
saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de cada um:
Uma bússola, uma vela, fósforo
ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para sair da situação.
Uma Bíblia: Para
fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão
e correção.
Uma borracha: para apagar as
ações negativas e perdoar.
Um sachê de chá de camomila ou
erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e esperança.
Um clip: Para juntar as
experiências.
Uma liga(elástico): Para se lembrar de ser flexível e adaptar-se
a situação.
Um bandaid: Para curar as
mágoas, as feridas.
Uma bala: Para adoçar a
difícil situação.
Uma peça de um quebra-cabeça:
Para lembrar que você não está sozinho.
Uma cópia da oração do Pai
Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em seus efeitos.
Um relógio: Para lembrar que
Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.
- Depois, perguntem: Vocês
indicariam outros objetos para compor este Kit?
Aguardem as respostas.
Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.
- Depois, falem: Quem está
passando por um período difícil, como estiagem ou seca ou no deserto, precisa
que haja uma solução – a chuva.
- Para concluir, leiam I Rs 18.41 “Então
disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há um ruído de uma grande chuva”
Ideia original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração da versão deste kit
com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.
Para conclusão do trimestre, sugiro a aplicação da dinâmica abaixo descrita.
Dinâmica: Jó x 04 amigos
Objetivo:
Concluir o estudo sobre Jó,
através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a
sua situação de sofrimento.
Contra argumentar as ideias
destes amigos.
Material:
Digitar separadamente as
ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam,
acusando Jó(veja no procedimento).
Nomes digitados de Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.
Recursos humanos:
05 alunos para representar
Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú. Jó ????
Procedimento:
- Falem: Estudamos o que
causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.
- Ele recebeu visita de 04
amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Neste momento, chamem 04 alunos
e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.
- Falem: Aqui temos Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú.
- Perguntem:
Está faltando algum
personagem?
Certamente, os alunos vão
falar que é Jó.
- Então, falem que cada aluno representará
Jó. Como assim?
Claro que nem de longe nossa
situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições,
as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.
- Em seguida, peçam aos alunos
que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está
escrito no papel que receberam.
Um de cada vez apresentará
suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.
Todos os alunos “Jó” devem
contra argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com
referências bíblicas.
Para concluir, leiam Tg 5.11:
“Eis que temos por
bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes
o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário