Pré-adolescentes - O Evangelho do discípulo amado
Lição 11: Jesus é a Videira Verdadeira
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus é a videira verdadeira.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore de vida”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Árvore de Vida
Objetivo: Refletir sobre a importância de produzir as 09 partes do
Fruto do Espírito Santo.
01 galho de uma planta com folhas verdes
01 rolo de durex
Frutas de papel ou plástico(pequenas)
½ folha de papel ofício
Procedimento:
- Apresentem para os alunos um galho de uma planta com folhas.
- Jesus comparou-se a uma videira e nós aos ramos. Leiam Jo
15. 1 a 6, 8.
- Falem: Conforme lemos, quem está em Cristo, está na videira
e produz frutos. Está vivo espiritualmente, produzindo para o Reino.
- Coloquem os frutos em alguns galhos da árvore.
- Falem: Ainda, podemos afirmar, segundo o texto lido, que
aquele que não está em Cristo, será lançado fora.
- Agora retirem os galhos sem frutos.
- Falem: Está morto espiritualmente, não produz para o Reino
de Deus.
- Falem: Estejamos, pois na videira, limpos pela Palavra,
para que produzamos frutos dignos de arrependimento.
- Leiam o Salmo 1.
- Em seguida, distribuam ½ folha de papel ofício para cada
aluno e solicitem que desenhem uma árvore, afirmando que esta representa sua
vida espiritual. Depois, eles devem desenhar frutos e colocar nos frutos nomes de ações que precisam realizar ou estão
realizando para que mantenham ligados a Cristo, como também partes do Fruto do
Espírito.
- Para concluir, peçam a alguns alunos para socializar com o
grupo o resultado do seu trabalho.
Por Sulamita Macedo.
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