Adolescentes - História da igreja para Adolescentes
Lição 11: John Wesley: o poder da pregação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: John Wesley: o poder da
pregação.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar sobre o tema da filiação divina, utilizem
a dinâmica “Sou filho de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sou filho de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a forma de se tornar filho de Deus.
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação
entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No
outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a
humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados de Deus.
- Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o
relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução
para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a
palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas,
comecem a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal”
que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e
entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do
versículo.
- Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”,
falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles e a
humanidade.
- Leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que
Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
- Para concluir, falem que quando aceitamos Jesus como
Salvador, tornamo-nos filhos de Deus, conforme lemos em Jo 1.12: “Mas, a todos
quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que
creem no seu nome”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário