Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 01: O que Significa Orar
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: O que Significa Orar.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Perseverando em oração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Perseverando em oração
Objetivo:
Compartilhar
motivos de oração e agradecer bênçãos recebidas como resultado da perseverança.
Procedimento:
Antes
da aula:
Organizem
o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no
chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
Durante
a aula:
-
Leiam a parábola do Juiz iníquo:
“E
contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca
desfalecer,
Dizendo:
Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia
também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo:
Faze-me justiça contra o meu adversário.
E
por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não
temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia,
como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte,
e me importune muito.
E
disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
E
Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite,
ainda que tardio para com eles?”(Lucas 18:1-7).
-
Falem: Esta parábola nos fala sobre a perseverança de uma mulher que tinha um
problema para ser resolvido e o juiz só a atendeu depois de muitas tentativas.
-
Depois, chamem a atenção dos ouvintes para o material já organizado.
Expliquem
o que cada objeto representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
bênçãos recebidas
Pedras:
as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
-
Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que
representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele
pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e
ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode. Falar
da perseverança.
Ele
pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o
segundo a vitória já alcançada. Falar da perseverança.
-
Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas
e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
Observações:
- Se
não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito,
sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma
cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o
mesmo procedimento anterior.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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