Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 11: A Mulher Samaritana: a Diferença que
a Água da Vida Faz
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: A Mulher Samaritana: a
Diferença que a Água da Vida Faz.
- Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “Uma
água diferente”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Uma água diferente
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o que significa “Água da
Vida”, que Jesus ofereceu a mulher samaritana.
01
garrafa com água para beber
Copos
descartáveis
Procedimento:
-
Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém
está com sede? Deseja beber água agora?
-
Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e
distribuam água para eles.
-
Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água
a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.
-
Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a
garrafa)
Aguardem
as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor
de limão etc.
-
Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água
que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água
que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.
-
Falem: O nome da água é a “Água da Vida”. Vamos começar a estudar sobre ela
agora?
-
Leiam João 4:10-14:
“Jesus
respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz:
Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água
viva.
Disse-lhe
a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois,
tens a água viva?
És
tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele,
e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus
respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas
aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu
lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.
-
Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
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