Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 12: A bondade de Deus e os falsos profetas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A bondade de Deus e
os falsos profetas.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Verdadeiro ou Falso?”
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo: Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de
suas características.
Procedimento:
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer a
demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original,
legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e pergunte se
já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como
também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a
oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses
objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e
verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante
das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um objeto
é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer
as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre falsos mestres,
trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até
vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos
os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos
bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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