Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 13: Jesus é a nossa identidade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Jesus é a nossa
identidade.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Edificando sobre a Rocha”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Edificando sobre a Rocha
Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias
para a construção de nossa vida espiritual.
- Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e
telhas.
- Texto: Construa Sabiamente a casa da sua
vida(postado abaixo).
Procedimento:
- Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua
vida”.
Um velho carpinteiro
estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de
carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua
família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus
melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor
especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que
seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se
empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa
qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro
terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as
chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu
presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha!
Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito
completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde
demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.
Às vezes construímos
nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você
martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua
vida. Construa-a sabiamente.
Autoria do texto desconhecido.
- Perguntem:
Como está a construção da sua vida espiritual?
Sobre qual fundamento está sendo construída?
Como você tem se defendido das ameaças externas e
internas, que podem causar danos à construção?
– Falem: No livro de Efésios (2. 20 e 21), o
apóstolo Paulo faz referência aos salvos
em Cristo, comparando-os a edificação de um edifício, cujo fundamento é Jesus.
Leiam os versículos citados.
– Depois, coloquem no quadro as figuras, mencionadas
no item “material’, uma de cada vez, e perguntem o que elas podem representar
na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa,
representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras
figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a
leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
– Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que
ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que
edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios,
sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque
fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e
não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa
sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e
deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua
ruína." Mateus 7:24-27
Por Sulamita Macedo.
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