Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 12: Judas: Quando a proximidade com Jesus
não faz a diferença
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Judas:
Quando a proximidade com Jesus não faz a diferença.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Fui Comprado!”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Fui comprado!
Objetivo:
Concluir
o estudo sobre Judas, o discípulo traidor de Jesus.
Enfatizar
que Jesus pagou o preço de nossa redenção.
Algumas
moedas
¼ da
folha de papel ofício para cada aluno
Fita
adesiva ou clips
Procedimento:
- Perguntem:
Você, quanto vale?(valor monetário).
-
Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam
para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do
aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
-
Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando
o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas,
Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho
Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
-
Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então
leiam:
Rm
5.8: “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo
nós ainda pecadores”.
I Co
7. 23ª: “Fostes comprados por bom preço...”
-
Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou
gratuitamente, através do sacrífico de Jesus.
“E,
quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos
vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a
cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era
contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
-
Falem: Estudamos que Judas era ganancioso e traiu Jesus por 30 moedas de prata. Ele foi comprado para trair Jesus(apresentem algumas moedas).
Certamente,
vocês conhecem ou ouviu falar de alguém que também age assim. Recebe valores ou
objetos para fazer algo, prejudicando alguém, dizendo falso testemunho ou
negociando a verdade por um cargo.
-
Sabemos o final da vida de Judas e de outros que vocês conhecem ou ainda vão
saber o desfecho.
Percebemos
que a falta de fidelidade está presente nestes casos.
-
Nós fomos comprados por amor, pelo sangue de Jesus, gozamos de sua comunhão, graça e
salvação. Precisamos ser fiéis a Deus, para que não nos embaracemos com as
coisas desta vida, traindo nossa fé em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário