Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 03: Usando a sutileza a favor do meu povo
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
- Escutem
atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem
o título da lição, escrevendo no quadro branco: Usando a Sutileza a Favor do
Meu Povo.
Depois,
escrevam: Miriã, irmã de Moisés.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a atitude de uma adolescente por nome
Miriã, irmã de Moisés.
Sublinhem
a palavra “sutileza” do título da lição e perguntem: o que significa esta
palavra neste contexto?
Aguardem
as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.
Aqui
há o uso do método de Perguntas e respostas.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Uma adolescente muito esperta”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma
participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever o título da lição, o nome da personagem e sublinhar uma
palavra).
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome da
personagem);
- Participação
dos alunos na aula;
- Método
de Perguntas e Respostas;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Uma adolescente muito esperta
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de
Miriã, irmã de Moisés.
01
cartolina
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Falem: Vocês conhecem a história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão
recontá-la, da seguinte forma:
A
partir da frase inicial “Miriã era irmã de Moisés....” vocês vão falar o
restante da história.
O
grupo que vai falar a 1ª frase é o número 01, depois segue o 02, e assim
sucessivamente até que não haja mais informações para acrescentar.
As
informações não podem ser repetidas e devem dar encadeamento a história.
-
Depois, quando não houver nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma,
observando a coesão textual e se há alguma ideia a ser corrigida.
-
Em seguida, conversem sobre a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão
Moisés.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário