RSS

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

Lição 03: Usando a sutileza a favor do meu povo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro branco: Usando a Sutileza a Favor do Meu Povo.

Depois, escrevam: Miriã, irmã de Moisés.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a atitude de uma adolescente por nome Miriã, irmã de Moisés.

Sublinhem a palavra “sutileza” do título da lição e perguntem: o que significa esta palavra neste contexto?

Aguardem as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.

Aqui há o uso do método de Perguntas e respostas.

- Depois, apliquem a dinâmica “Uma adolescente muito esperta”.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição, o nome da personagem e sublinhar uma palavra).

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome da personagem);

- Participação dos alunos na aula;

- Método de Perguntas e Respostas;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Uma adolescente muito esperta

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.

Material:

01 cartolina

01 pincel atômico

Procedimento:

- Dividam a turma em 02 grupos.

- Falem: Vocês conhecem a história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte forma:

A partir da frase inicial “Miriã era irmã de Moisés....” vocês vão falar o restante da história.

O grupo que vai falar a 1ª frase é o número 01, depois segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja mais informações para acrescentar.

As informações não podem ser repetidas e devem dar encadeamento a história.

- Depois, quando não houver nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma, observando a coesão textual e se há alguma ideia a ser corrigida.

- Em seguida, conversem sobre a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: