Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 05: Aborto, a morte de inocentes
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Aborto, a morte de inocentes, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Vida por um fio”.
-
Depois, apresentem o conteúdo da lição, acrescentando o que diz o Código Penal
e a Constituição Brasileira e os projetos de lei a favor do aborto que estão no
Congresso Nacional. Para tanto, façam uma roda de conversa e reflitam
sobre isto.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever o título da lição);
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Roda de conversa;
- Aplicação
de 01 dinâmica(01 tesoura e 01
novelo de linha ou cordão são recursos didáticos para realização da dinâmica).
Dinâmica:
A Vida por um fio
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto.
01
tesoura
01
novela de linha ou cordão
Procedimento:
-
Organizem a turma em círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do
círculo.
-
Depois, apresentem as seguintes orientações:
Com
este novelo de linha ou cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde
cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O
primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois,
ele passa o novelo de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no
dedo indicador da mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e
continua com o mesmo procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados
com o cordão.
Deve
haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
-
Depois, falem: Este cordão representa o fio da vida.
-
Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de
alguns alunos. Para tanto, corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
-
Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma
mulher grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente,
provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário