Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 02: O Reino Dividido: Jeroboão e Roboão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: O
Reino Dividido: Jeroboão e Roboão.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem um mapa da divisão
do reino
Mapa é um recurso didático, ao utilizá-lo vai chamar a atenção dos alunos e torna a apresentação documentada.
- Apliquem a dinâmica
“Conselhos”, quando vocês estiverem trabalhando o conteúdo do Item II.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Enfatizar o valor dos bons
conselhos.
Promover integração entre os
elementos do grupo.
01 quadro ou cartolina com o
ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho
eram? Quem deu o conselho? E vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus
conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir
entre um bom e mau conselho.
- Coloquem no quadro ou
cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se
dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta
afirmação?
Em quais circunstâncias alguém
menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam
sobre a importância dos bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de uma
folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam
um conselho para um dos colegas da classe.
- Peçam para que eles
entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou sem
receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos
deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
- Os colegas devem ler para a
turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos os
conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título
“Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de
conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos para
os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário