Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 04: Legislação das drogas, uma ideia maligna
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem
o título da lição: A Legalização das Drogas, uma ideia maligna.
-
Escrevam no quadro branco o nome droga e os tipos de drogas.
- Em
seguida, falem sobre o que é droga, os tipos de drogas e os efeitos no corpo do
usuário e as mudanças de comportamento.
-
Levem para a classe alguém que já foi dependente ou está em tratamento, para
falar:
Como
entrou no mundo das drogas.
O
que mudou na sua vida pessoal e familiar.
Tratamento
da dependência.
Mensagem
para a turma.
Aqui
temos um relato de vivência ou experiência.
-
Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item anterior, vocês e
os alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de pessoas da
família, vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na mídia, com
envolvimento em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de conscientizar os
alunos quanto aos malefícios do uso das drogas.
-
Depois, apresentem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Droga é uma droga”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever o título da lição, o nome “Droga” e os tipos de drogas);
-
Método audiovisual: o quadro branco com os nomes já citados;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Utilização da estratégia de ensino: Relato de experiência e/ou Roda de
conversa;
- Aplicação de 01 dinâmica e encenação como
resultado do que foi produzido na dinâmica.
Dinâmica:
Droga é uma droga
Objetivo: Concluir o estudo sobre drogas.
01
caneta
02
folhas de papel ofício
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Depois do que estudamos e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um
esquete sobre este tema.
O
que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10
minutos aproximadamente.
-
Os alunos devem elaborar o texto de forma conjunta, sob a supervisão e
orientação dos professores. É interessante a escolha de um título, vejam estas
sugestões: Drogas, tô fora! ou Droga é uma droga!
-
Depois do texto elaborado, os alunos devem fazer a encenação, para isto é
necessário definir quem serão os atores.
Observação:
se possível, em outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as
demais classes da EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o
superintendente.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário