RSS

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Lição 04: Legislação das drogas, uma ideia maligna

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Legalização das Drogas, uma ideia maligna.

- Escrevam no quadro branco o nome droga e os tipos de drogas.

- Em seguida, falem sobre o que é droga, os tipos de drogas e os efeitos no corpo do usuário e as mudanças de comportamento.

- Levem para a classe alguém que já foi dependente ou está em tratamento, para falar:

Como entrou no mundo das drogas.

O que mudou na sua vida pessoal e familiar.

Tratamento da dependência.

Mensagem para a turma.

Aqui temos um relato de vivência ou experiência.

- Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item anterior, vocês e os alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de pessoas da família, vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das drogas.

- Depois, apresentem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “Droga é uma droga”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição, o nome “Droga” e os tipos de drogas);

- Método audiovisual: o quadro branco com os nomes já citados;

- Participação dos alunos na aula;

- Utilização da estratégia de ensino: Relato de experiência e/ou Roda de conversa;

- Aplicação de 01 dinâmica e encenação como resultado do que foi produzido na dinâmica.

 

Dinâmica: Droga é uma droga

Objetivo: Concluir o estudo sobre drogas.

Material:

01 caneta

02 folhas de papel ofício

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Falem: Depois do que estudamos e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um esquete sobre este tema.

O que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos aproximadamente.

- Os alunos devem elaborar o texto de forma conjunta, sob a supervisão e orientação dos professores. É interessante a escolha de um título, vejam estas sugestões: Drogas, tô fora! ou Droga é uma droga!

- Depois do texto elaborado, os alunos devem fazer a encenação, para isto é necessário definir quem serão os atores.

Observação: se possível, em outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as demais classes da EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o superintendente.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: