Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 04: Sou nova criatura
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Sou nova criatura, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Transformação”, para introduzir o estudo sobre nova criatura.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos
e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da
lição);
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica(a pipoca e o óleo são recursos didáticos).
Dinâmica: Transformação
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a
salvação, através do Novo Nascimento.
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns grãos que não
estouraram
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca”(postado abaixo)
Sacos de pipoca para os alunos
Procedimento:
- Mostrem para os alunos, um
saco de pipoca.
- Perguntem: Quem gosta de
pipoca?
- Depois, apresentem para os
alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia
o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e
com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Depois, apresentem aquele grão
que não estourou.
- Falem: Este grão é
semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam
pelo processo de transformação.
- Para concluir, falem que no
final da aula, vocês vão distribuir 01 saco de pipoca para os alunos.
Dinâmica elaborada tendo por
base o texto “Milho de Pipoca” de Rubem Alves.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário