Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 05: Domínio próprio
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Meu
Ego, Meu Inimigo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Escrevam no quadro as palavras: Ego, Superego e Id.
- Depois, expliquem cada palavra: Ego, Superego e Id.
- Escrevam no quadro a expressão domínio próprio e falem a relação que
existe entre o Ego, Superego e Id.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar o orgulho e a humildade, utilizem a dinâmica
“Orgulho x Humildade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da
lição e 04 nomes)
-
Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e 04 nomes);
-
Participação dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Orgulho x Humildade
Objetivo: Estudar sobre o orgulho e a humildade.
01 figura de uma gangorra
01 bola
Papéis pequenos
01 caneta
Procedimento:
- Coloquem no quadro a figura de uma gangorra.
- Falem que quando uma pessoa está cheia de orgulho é como se
ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento, coloquem o nome ORGULHOSO no alto da
gangorra.
O orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga as
demais pessoas do alto, considerando-as de pouco valor.
Então, comecem a colocar os nomes das ações do orgulhoso
dentro de uma bola.
Depois, comecem a encher a bola e falem: o orgulhoso está
cheio destas coisas e está inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.
- Vejamos o que a Bíblia fala sobre o orgulho e a arrogância.
Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à queda”.
- Nesse momento, estourem a bola e mudem a posição do
ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.
- Agora, apresentem uma gangorra em equilíbrio, isto é, os
dois lados na mesma altura.
- Coloquem a palavra JESUS no centro da gangorra.
- Falem: Devemos observar o exemplo de Jesus para termos
equilíbrio para que não sejamos como mostra esta figura.
- Apresentem a
gangorra com o nome ORGULHOSO na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, trabalhando
o que realmente significa ser humilde e a falsa humildade tão difundida e
apresentada por muitos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário