Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 02: A beleza do perdão
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes
um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A Beleza do perdão.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Abrindo o Coração”.
- Escrevam no quadro a palavra
PERDÃO e solicitem aos alunos para que alguém relate um problema que enfrentou
que precisou do perdão de alguém ou perdoou.
O quadro é um recurso didático que tem várias utilidades. Como sugeri, você poderá escrever a palavra "perdão".
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.
01 chave de metal ou
confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e
perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas.
Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que
também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser
comparado a uma chave.
- Perguntem: O que a perdão
pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio
de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas,
amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc
11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário