RSS

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?  

Lição 04: Conhecendo a minha personalidade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Conhecendo Minha Personalidade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

- Depois, façam a diferença entre personalidade e caráter. Para tanto, para escrevam no quadro estas duas palavras.

- Falem que a personalidade define o temperamento. Há 04 tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.

Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.

Quadro branco, marcador de quadro branco, cartaz, cartolina e pincel atômico são recursos didáticos.

- Em seguida, leiam a seguinte história:

“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”(autoria desconhecida).

- Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento?

Aqui está sendo utilizado o método de perguntas e respostas.

- Depois, trabalhem as características dos 04 tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na página 29 e trabalhem as características com os alunos.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição e 02 nomes)

Cartolina e pincel atômico para o cartaz.

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e o cartaz;

- Participação dos alunos na aula;

- Método de Perguntas e Respostas;

- Contação de história;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Convivência

Objetivo: Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou promovido nos relacionamentos.

Material para cada aluno:

½ folha de papel ofício

Lápis grafite

01 borracha

Procedimento:

- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.

- Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.

- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.

- Depois, falem:

Vocês observaram que todos aqui são diferentes?

O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?

Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?

Aguardem as respostas.

Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.

O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?

- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas.

- Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu?

Há características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: