Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 04: Conhecendo a minha personalidade
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Conhecendo Minha
Personalidade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
- Depois, façam a diferença entre personalidade e caráter.
Para tanto, para escrevam no quadro estas duas palavras.
- Falem que a personalidade define o temperamento. Há 04 tipos
de temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.
Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.
Quadro
branco, marcador de quadro branco, cartaz, cartolina e pincel atômico são
recursos didáticos.
- Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco.
Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira,
querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo
foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos
era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe,
cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por
último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele
mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”(autoria desconhecida).
- Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04
tipos de temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu
temperamento?
Aqui está sendo utilizado o método de perguntas e respostas.
- Depois, trabalhem as características dos 04 tipos de
temperamentos contidos na lição do mestre, na página 29 e trabalhem as
características com os alunos.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição
e 02 nomes)
Cartolina
e pincel atômico para o cartaz.
-
Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e o cartaz;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Método de Perguntas e Respostas;
-
Contação de história;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Convivência
Objetivo: Refletir sobre o que as características de temperamento têm
dificultado ou promovido nos relacionamentos.
½ folha de papel ofício
Lápis grafite
01 borracha
Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais
de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias,
hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que
escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas
com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de
características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites,
domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva,
através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou aprimorado nas características
de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas
características que tem provocado situações conflitivas.
- Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há características que não podemos retirar, mas que podem ser
melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação
daquilo que não está legal.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário