Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 05: Vencendo a tentação
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Vencendo a Tentação, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem: O que é tentação?
Aguardem as respostas. Depois
apresentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o
Método de Perguntas e Respostas.
- Leiam a fábula “A Corrida
dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz:
ficar “surdo” aos apelos da tentação.
Leitura de um texto, neste
caso uma fábula, também é um recurso didático.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
- Para finalizar a aula,
utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a importância de
permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição);
Texto(fábula);
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;
-
Participação dos alunos na aula;
- Método
de Perguntas e Respostas;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Texto(fábula) para Reflexão: A
Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os
bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição.
Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande
torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
- Não vão conseguir. Não vão
conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por
um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por
um, menos um que subia tranquilo. Ao final da competição, todos desistiram
menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o
que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu
chegar lá, descobriram que ele era SURDO!
Autoria: Monteiro Lobato.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos
ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do
mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical,
observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato,
tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela
acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é
a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no
mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos
da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu?
Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado,
toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste
procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5.
14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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