RSS

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Lição 03: O crente e os movimentos sociais

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Crente e os Movimentos Sociais.

- Em seguida, apliquem a dinâmica “Contrastes”.

- Organizem os alunos em círculo. Nesta Roda de Conversa, falem e reflitam sobre as reivindicações sociais realizadas ultimamente no Brasil, a forma como têm sido feitas e os resultados efetivos delas.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção;

- Participação dos alunos na aula;

- Utilização da estratégia de ensino: Roda de conversa;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Contrastes

Objetivo: Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de contrastes.

Material:

02 cartolinas

Figuras e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social

02 tesouras

02 tubos de cola

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.

- Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade que temos.

- Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.

- Então, perguntem:

Quais atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos estampados nos cartazes?

Qual tipo de sociedade queremos?

- Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação por justiça social.

“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: