Juvenis – Questões difíceis do
nosso tempo
Lição 03: O crente e os movimentos sociais
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Crente e os Movimentos Sociais.
-
Em seguida, apliquem a dinâmica “Contrastes”.
-
Organizem os alunos em círculo. Nesta Roda de Conversa, falem e reflitam
sobre as reivindicações sociais realizadas ultimamente no Brasil, a forma como
têm sido feitas e os resultados efetivos delas.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção;
- Participação
dos alunos na aula;
- Utilização
da estratégia de ensino: Roda de conversa;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Contrastes
Objetivo: Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do
cidadão na sociedade de contrastes.
02
cartolinas
Figuras
e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social
02
tesouras
02
tubos de cola
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação:
Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.
-
Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma
na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e
reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade
que temos.
-
Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.
-
Então, perguntem:
Quais
atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos
estampados nos cartazes?
Qual
tipo de sociedade queremos?
-
Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as
escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação
por justiça social.
“Bem
aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário