Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 04: Como pude desperdiçar os meus talentos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Iniciem a aula utilizando a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Apresentem
o título da lição: Como Pude Desperdiçar meus Talentos,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para
quadro branco.
-
Falem: Esta lição se refere ao personagem bíblico por nome Sansão. Escrevam
o nome Sansão no quadro.
-
Falem da história de Sansão, solicitando ajuda dos alunos. Depois, reflitam
sobre as atitudes de desobediência deste personagem bíblico.
Ao
fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Sansão, está sendo utilizado o
Conhecimento prévio, isto é, conhecer o
que os alunos já sabem.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos: quadro branco e marcador para quadro branco(02 formas de
utilização: escrever o título da lição, o nome do personagem).
-
Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome do
personagem);
-
Participação dos alunos na aula;
- Conhecimento
prévio;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Regra não é brincadeira!
Objetivo: Enfatizar a importância de obedecer às normas.
O
material pode ser improvisado de acordo com o tipo de brincadeira escolhida
pelos grupos.
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras
deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos.
-
Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as
regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
-
Depois, perguntem:
Havia
alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia
também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o
jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
-
Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições,
também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência
e que nesta vamos estudar sobre o jovem Sansão que deveria cumprir regras e que
ele não cumpriu e por isso sofreu as consequências de sua desobediência a Deus.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário