Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 03: Como vai a minha aparência
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Como Vai a Minha Aparência?
Para isto, utilizem o quadro branco e o marcador específico
para este tipo de quadro.
Organizem(em casa) um cartaz, utilizando 01 cartolina,
e escrevam as expressões abaixo(usem pincel atômico):
Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão
único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
Apresentem o cartaz após a leitura do título da lição e
conversem com os alunos sobre isto.
Quadro
branco, marcador de quadro branco, cartaz, cartolina e pincel atômico são
recursos didáticos.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “Ditadura da Beleza”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização
de recursos didáticos:
Quadro
e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da
lição).
Cartolina
e pincel atômico para o cartaz.
- Método
audiovisual: quadro branco com o título da lição e o cartaz;
- Participação
dos alunos na aula;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Ditadura da Beleza
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o
corpo de forma exagerada para atender a ditadura da beleza.
Material:
01 bola pequena
06 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Nomes digitados: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia
plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
ANTES DA AULA:
- Colem em cada garrafa uma das palavras: Corpo perfeito,
corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas,
anabolizantes.
- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos
alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras,
mesa etc.
- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado
da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam
acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam
situações que precisam ser “derrubadas”.
- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e
derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o
rótulo.
- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto
deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste
momento, é importante a participação dos alunos.
- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o
corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas eles devem
derrubar as ideias exageradas sobre a beleza.
- Agora, estudem os pontos levantados na lição, deixando
claro a importância da beleza interior.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário