RSS

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Lição 02: O cuidado com a mídia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Cuidado com a Mídia.

- Perguntem: O que é Mídia?

Aguardem as respostas. Certamente as respostas vão girar em torno de que se refere aos meios de comunicação de massa.

Dessa forma, vocês estão utilizando o método de ensino “Perguntas e Respostas”.

- Depois, apliquem a dinâmica “Você Compartilha?”, que proporcionará reflexão sobre as influências dos meios de comunicação.

- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

- Para concluir, falem como deve ser atitude do cristão diante da Mídia, apresentando a forma sábia e o uso indevido de sua utilização.

Utilização sábia: visão crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida de comunhão com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.

Uso indevido: o tempo excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio diante de sites e leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Você Compartilha?

Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.

Material:

14 envelopes

Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)

Procedimento:

- Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou expressões:

Consumo

Moda

Culto ao corpo

Mensagens subliminares

Informação

Rápida comunicação

Influência de seitas

Tempo excessivo diante da TV e Internet

Falta de tempo para conversar

Pouco ou quase nenhum tempo para estudar

Evangelização através da mídia

Indução a mudança de comportamento

Pedofilia

Programas de TV e sites inadequados

- Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.

O professor pergunta: Você compartilha?

- O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.

- O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.

Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.

- Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.

Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.

- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: