Juvenis – Questões difíceis do
nosso tempo
Lição 02: O cuidado com a mídia
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email
ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Cuidado com a Mídia.
-
Perguntem: O que é Mídia?
Aguardem
as respostas. Certamente as respostas vão girar em torno de que se refere aos
meios de comunicação de massa.
Dessa
forma, vocês estão utilizando o método de ensino “Perguntas e Respostas”.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Você Compartilha?”, que proporcionará
reflexão sobre as influências dos meios de comunicação.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição sempre de forma
participativa e contextualizada.
-
Para concluir, falem como deve ser atitude do cristão diante da Mídia, apresentando
a forma sábia e o uso indevido de sua utilização.
Utilização
sábia: visão crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida
de comunhão com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
Uso
indevido: o tempo excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio
diante de sites e leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Você Compartilha?
Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de
comunicação.
Material:
14
envelopes
Nomes
e expressões digitados(vejam no procedimento)
Procedimento:
-
Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou
expressões:
Consumo
Culto
ao corpo
Mensagens
subliminares
Informação
Rápida
comunicação
Influência
de seitas
Tempo
excessivo diante da TV e Internet
Falta
de tempo para conversar
Pouco
ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização
através da mídia
Indução
a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas
de TV e sites inadequados
-
Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente
para ele.
O
professor pergunta: Você compartilha?
- O
aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
- O
professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto
deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
-
Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam
para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
-
Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem
que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do
cuidado que devemos ter diante destas situações.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário