Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 03: Acabe e o Profeta EliasProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: Acabe e o Profeta Elias.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Escrevam no quadro ou cartolina
os nomes: Acabe e Jezabel.
Em seguida, perguntem
para os alunos: O que vocês se lembram destes dois personagens(apontem para os
nomes).
Observem atentamente o que os
alunos vão responder. Depois, acrescentem mais um nome, o do profeta
Elias.
E agora, o que vocês podem
acrescentar?
De forma objetiva, escrevam
no quadro palavras ou frases que resumam as afirmações dos alunos.
Depois, falem que o profeta Elias
confrontou o rei Acabe. Este é o assunto da lição de hoje.
As perguntas/respostas
realizadas vão trazer à tona o que os alunos já conhecem. Isto é chamado de conhecimento
prévio que pode ser conhecido através do procedimento diagnóstico,
como que foi realizado acima(as perguntas/respostas).
- Apliquem a dinâmica “Entre a cruz e a
Espada”, quando vocês trabalharem o item II.3.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Participação
dos alunos na aula;
-
Utilização de recursos didáticos: quadro, cartolina e marcador para quadro branco;
-
Método audiovisual: quadro ou cartolina com nomes dos personagens e as afirmações
dos alunos.
- Método
de Perguntas e Respostas;
-
Conhecimento prévio através de 02 procedimentos diagnósticos,
como os que foram realizados acima(perguntas/respostas).
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica: Entre a cruz e a
Espada
Objetivo:
Demonstrar o cuidado de Deus
como provedor, em meio as circunstâncias difíceis através da personagem
conhecida como “a viúva de Sarepta” e o profeta Elias.
Azeite ou óleo, farinha de
trigo, panela, gravetos e 01 mesa ou uma bandeja.
01 pão(do tamanho do tipo
francês ou de sal)
5 reais
Semente de mostarda para cada
aluno.
Vocês poderão encontrar as
sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perder. Então, para entregar
aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por cima dela
outro pedaço de durex.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03
grupos.
Para o grupo 01, entreguem 01
pão.
Para o grupo 02, entreguem 5
reais.
Para o grupo 03, não entreguem
nada.
- Falem:
O grupo 01 tem apenas 01 pão
para comer e estão sem nenhum recurso e com fome.
O grupo 02 tem 5 reais e não
tem mais nada, restando apenas a fome.
O grupo 03 não possui nada e
seus integrantes estão com fome.
- Falem: E agora? O que vocês
podem fazer para solucionar estas situações?
Observem as atitudes dos 03
grupos:
Os grupos 01 e 02 farão a
doação do que possuem?
O grupo 02 tomará a decisão de
comprar pães para todos?
O que o grupo 02 possui é
suficiente para alimentar o grupo 01 e 03?
Se os grupos 02 e 03 doarem
tudo, como vão sobreviver sem pão e dinheiro?
O grupo 02 doará tudo que
possui ou parte dele, deixando reservado para uma necessidade posterior?
Qual a reação do grupo 03? Vai
pedir ajuda aos grupos 02 e 03?
- Reflitam com os alunos sobre
as atitudes dos 03 grupos.
- Falem: A “viúva de Sarepta”
é a personagem feminina sem nome, estrangeira, que Deus usou para alimentar
Elias e por meio deste ato também foi abençoada.
- Falem: Esta mulher tinha
posses? Não, era pobre e estava passando por necessidade.
O que tinha a viúva de Sarepta
para oferecer?
Arrumem sobre uma mesa o
azeite ou óleo, farinha de trigo, panela e gravetos.
Ela ofereceu o que tinha: um
punhado de farinha e um pouco de azeite( I Rs 17.10)
- Falem: Elias pediu para que
ela fizesse pão primeiro para ele e depois para ela e o filho. Esta mulher
estava entre a cruz e a espada.
Mas o que significa ficar
entre a cruz e a espada?
Refere-se a uma situação de
difícil decisão entre dois lados, ambos conduzem a experiências ruins.
Primeiro matar a fome de um
desconhecido, quando ela não possuía mais nada e depois ia morrer com o filho?
Decisão difícil, mas ela
obedeceu ao profeta devido a palavra de providência divina. Vejam em I Rs 17.
14
- Falem: O milagre aconteceu!
Houve multiplicação. Leiam I Rs 17.15
- Agora, entreguem uma semente
de mostarda para cada aluno. Ela representa a fé no Deus provedor.
- Falem: Quem planta, colhe
mais do que semeia. Uma pequena semente traz abundante colheita. Não devemos
observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
Acabamos de estudar sobre a
providência divina para aquela mulher, através de um ato de obediência e fé.
- Para concluir, perguntem: O
que temos colocado nas mãos de Deus?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
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