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segunda-feira, 19 de julho de 2021

Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.

Lição 04: Amós: Adoração com Justiça

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro:  Amós: Adoração com Justiça.

Utilizem um marcador de quadro branco de cor diferente e circule o nome “Amós”, para destacar o nome do profeta.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Falem que nesta lição vamos estudar sobre o profeta Amós e qual o conteúdo de sua profecia.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

No item III.1, peçam para os alunos abrirem a Bíblia no livro do profeta Amós e mostrem as 02 divisões deste escrito.

- Utilizem a dinâmica “Injustiça Social – Igual em todo tempo?” quando vocês estiverem trabalhando o item III.2.

- Para concluir, perguntem: Como deve ser a adoração a Deus com justiça?

Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras informações se necessário.

Aqui a aula está sendo concluída com a utilização do método de Perguntas e Respostas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco de 02 cores diferentes;

- Participação dos alunos na aula;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição;

- Método de Perguntas e Respostas para conclusão da aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?

Objetivo:

Refletir sobre as desigualdades sociais, tratado no livro do profeta Amós e na sociedade atual.

Material:

01 rolo de fita crepe ou durex colorido

01 caixa de chocolate

Procedimento:

- Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.

Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.

- Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.

Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).

- Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.

- Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.

Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.

Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.

- Agora, perguntem para os dois grupos:

Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?

Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito e a grande maioria que sofre injustiça social.

- Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema tratado no livro do profeta Amós.

Por Sulamita Macedo.

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