Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 01: O Mundo do Apóstolo Paulo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
6 - Em seguida, façam uma
panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: O apóstolo Paulo -
Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo.
-
Capa:
O
que vemos?
Livros
antigos e uma pena tinteiro.
O
que a figura tem a ver com o tema?
A
figura nos remete aos escritos do apóstolo Paulo.
-
Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre
ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01. Se possível,
mostrem uma foto dele.
-
Lições do trimestre:
Serão
apresentadas com a execução da dinâmica
“Viajando com Paulo”. Vejam abaixo.
07 – Agora, trabalhem a lição 01:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o
título da lição: O Mundo do Apóstolo
Paulo, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador
específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Sublinhem o nome Paulo e perguntem: O que vocês sabem sobre o apóstolo Paulo?
Anotem as respostas em ½ folha de papel
madeira e reservem para que nas aulas subsequentes vocês
possam ir acrescentado outras informações.
Papel madeira e pincel atômico são recursos
didáticos.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e
Respostas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem um mapa para mostrar a
cidade de Tarso, capital da Cilícia, na Ásia Menor, localidade onde o apóstolo
nasceu.
Ainda um mapa do Império Romano para mostrar sua expansão e falar que dominava também
a região da atuação do apóstolo Paulo.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Observação:
A dinâmica para esta
lição
deverá ser utilizada no momento da apresentação dos títulos das lições, como
acima já foi mencionado acima.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, papel madeira, pincel atômico, mapas e material da dinâmica;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição, sublinhar o nome do personagem, o cartaz com papel
madeira, material da dinâmica; mas, vocês podem
escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Viajando com Paulo
Objetivo: Apresentar
o tema das 13 lições da revista de adultos, que tem como título: O apóstolo
Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de
Cristo.
Material:
01 barco de madeira ou uma
figura de um navio antigo
01 mala ou baú ou figura
Mapas das viagens de Paulo
Procedimento:
- Apresentem o barco de
madeira ou 01 figura de um navio antigo.
- Perguntem:
A que este objeto ou figura nos leva a pensar?
Aguardem as respostas.
Certamente, os alunos vão
falar em viagem, passeio.
- Falem: Vamos embarcar numa
viagem de 13 dias com o apóstolo Paulo?
O acesso será mediante a
apresentação da lição bíblica.
A mala para a viagem deverá
conter: a Bíblia, documentos de estudo, mapas etc.
O itinerário está nos mapas.
Alimentação espiritual está
nas cartas do apóstolo Paulo.
O período da viagem já está
definido para 13 dias. Cada dia representa 01 lição do trimestre.
Vamos conhecer?
Então, peçam para que os
alunos leiam em voz alta os títulos das lições.
Em seguida, trabalhem a lição
01.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Bom dia professora, gosto muito das suas dinâmicas, mas tenho ainda dificuldades de aplica-las, sou professor por ascala e muitas vezes somos avisados, 3,2,1 dia antes.mas na reunião vou falar sobre isso com a superintendência. Sobre a dinâmica "o professor é o guia dessa maravilhosa viagem";Deus te abençoe grandemente!
A paz do Senhor.
Que bom que gosta das dinâmicas. No blog também tem outras indicações pedagógicas para as lições que são postadas semanalmente.
O ideal é que a escala seja organizada com antecedência para o mês ou para o trimestre. Dessa forma, o professor pode preparar melhor sua aula.
Postar um comentário