RSS

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Adolescentes - Vivendo em sociedade

Lição 11: Sociedade e Trabalho

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Sociedade e Trabalho, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola Cair”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(01 forma de utilização): escrever o título da lição; mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair

Objetivos:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos, quanto a escolha de uma profissão e a realidade do mercado de trabalho.

Refletir sobre as atitudes quanto a realização de sonhos individuais.

Material:

01 bexiga( balão de aniversário) para cada aluno.

Procedimento:

- Entreguem 01 bexiga vazia.

- Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.

Enfatizem a importância do esforço pessoal para realização dos sonhos e projetos pessoais na representação da ação de encher a bexiga, isto é, empreender esforço para concretização das metas.

- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.

- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e perguntem o que significa:

 A expressão “não deixar a bola cair” em relação ao sonho que almejam.

- Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o estabelecimento de metas e ações para o alcance destes planos, neste caso da lição de hoje, quanto a escolha de uma profissão e a realidade do mercado de trabalho.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.

0 comentários: