Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 11: Sociedade e TrabalhoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Sociedade e Trabalho, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola Cair”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(01 forma
de utilização): escrever o título da lição; mas, vocês podem escrever outras
informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Não Deixe a Bola Cair
Objetivos:
Contextualizar
o tema da aula com a vida dos alunos, quanto a escolha de uma profissão e a
realidade do mercado de trabalho.
Refletir
sobre as atitudes quanto a realização de sonhos individuais.
Material:
01
bexiga( balão de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem 01 bexiga vazia.
-
Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
Enfatizem a importância do esforço pessoal para realização dos sonhos e projetos pessoais na representação da ação de encher a bexiga, isto é, empreender esforço para concretização das metas.
-
Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para
cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
-
Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e
perguntem o que significa:
A expressão “não deixar a bola cair” em
relação ao sonho que almejam.
-
Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o
estabelecimento de metas e ações para o alcance destes planos, neste caso da
lição de hoje, quanto a escolha de uma profissão e a realidade do mercado de
trabalho.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário