Discipulando – 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição 01: A Necessidade Humana: O Problema do PecadoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: A Necessidade Humana: O Problema do Pecado, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, perguntem:
Como surgiu o pecado?
Aguardem as respostas. Depois, se necessário vocês
podem acrescentar outras informações ou corrigir algumas ideias.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o
Conhecimento Prévio dos alunos sobre o tema.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “O Salário do Pecado”.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco ou cartolina(01 forma de utilização:
escrever o título da lição e as respostas dos alunos); mas, vocês podem
escrever outras informações;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas
dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;
- Utilização de 01 dinâmica.
Dinâmica: O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que originou a morte
física e espiritual.
Material:
02 alunos(01 aluno e uma aluna)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o menino e a menina se posicionem
diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.
- Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta
diante deles.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim
do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo:
De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do
bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente
morrerás”.
- Falem: Lemos nestes versículos acerca da
orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar
a árvore do conhecimento do bem e do mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa
para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento;
tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com
ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve comer parte da fruta
proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a desobediência.
- Entreguem a metade da cartolina preta para o
menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto, como por um homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a
todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal distribua pedaços de
cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado
e a morte.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom
gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Vamos agora estudar sobre a morte como
consequência do pecado e a vida após a morte.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário