Juvenis – Queda e Redenção
Lição 13: Justificação
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Justificação, escrevendo no quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “A Sentença do juiz”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para iniciar o estudo do tema.
Dinâmica: A sentença do Juiz
Objetivo: Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis com o nome RÉU para cada aluno de um lado do papel; do
outro lado do mesmo papel deve estar escrito “Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23).
Papel com o nome ACUSADOR
Papel com o nome JUIZ
Papel com a seguinte afirmação “Eu declaro o homem inocente,
pois foi justificado por Jesus”.
Procedimento:
- Escolher 04 alunos para representar o RÉU, ACUSADOR,
ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
- Os demais alunos recebem um papel com o nome RÉU, atrás
deve está escrito o versículo, conforme descrição no item material.
- Aparece o aluno que representa o acusador, acusando o homem
do seu pecado.
- Em seguida, vem o aluno representando Jesus como advogado,
defendendo o réu(o homem) e fala que morreu no lugar dele para que tivesse
perdão de seus pecados.
- Por fim aparece o aluno que representa Deus e ler a
sentença dele como juiz, declaro o homem inocente, pois foi justificado por
Jesus.
- Em seguida, iniciem o estudo sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário